domingo, 25 de julho de 2010

Câmeras Reduzem o Crime nas Cidades ?

______________________________


Nesta postagem de hoje continuo uma análise das vantagens e desvantagens de Câmeras de Vigilância. Vamos encontrar aqui uma notícia de Setembro de 2007 que sugere um bom argumento contra elas (ou que pelo menos suscita um bom debate).

A notícia foi encontrado nas páginas do IDG News Service. E a partir dela podemos conjecturar mais questões.

Será que vale mesmo a pena gastar tanto dinheiro público, além de reduzir a privacidade dos indivíduos (e quiçá a dignidades deles, conforme críticas de Stefano Rodotà) por conta de uma possível redução da violência urbana ?

E quando se tem evidências de que essa violência não diminui, a despeito das câmeras. Por que construir e manter um aparato de vigilância tão caro ?

Vejam a matéria.

******
A cidade de Londres tem mais de 10 mil câmeras de vigilância instaladas em áreas públicas, mas somente um em cada cinco crimes é resolvido por conta da vigilância, afirmou Dee Doocey, porta-voz do partido Liberal Democrata na Assembléia de Londres, responsável pela determinação de políticas de transporte e policiamento nos 32 distritos de Londres e o centro da cidade.
"Nossos números mostram que não há ligação entre o alto número de câmeras de vigilância (CCTV) instaladas e uma redução na incidência de crimes" comparou Doocey. "Distritos com centenas de CCTVs não estão se saindo melhor do que áreas com uma dúzia de câmeras."
Os defensores das câmeras de vigilância acreditam que a solução está mais voltada a prevenir do que solucionar o crime. No entanto, embora as câmeras na cidade tenham ajudado policiais a identificar, em poucos dias, os responsáveis pelo atentado a bomba no metrô de Londres, em julho de 2005, não conseguiram evitar o incidente.
Nos últimos dez anos, a instalação das CCTVs na cidade de Londres custou mais de 200 milhões de libras (400 milhões de dólares) aos cofres públicos, disse Doocey, que sugere um debate mais amplo sobre o policiamento da cidade.
Peter Sayer, editor do IDG News Service
******
Quarta-Feira volto a postar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Floripa "eles" estão enchendo as ruas de Câmeras, em prol do "Bem Maior" !!!!

Anônimo disse...

INFELIZMENTE AS CAMARAS DE VIGILANCIA EM LONDRES DEVE DE SER SO PARA ALGUNS CASOS NAO PARA TODS.
POIS E INADMISSIVEL INCIDENTES SAIRAM PARA FORA E COLOCADOS NO YOUTUBE...ONDE NINGUEM SABE RESPONDER COMO ISSO ACONTECE,BOM PARECE QUE NO CASO SE TEREMOS DE PAGAR A CCTV,O COUNCIL TAX E NAO REFILAR PORQUE AINDA PODEMOS SER PRESOS NAO E?