A instalação de câmeras de segurança nos banheiros de uma escola estadual em Campos (RJ) sem que os alunos tenham sido avisados provocou a reação dos pais após uma estudante descobrir o equipamento. Desconfiada de que estava sendo filmada, a estudante encontrou a câmera e filmou o equipamento no banheiro do Liceu de Humanidades, um dos colégios mais tradicionais de Campos, onde estudam 3,4 mil alunos. As informações são do Jornal Nacional.
A direção informou que há 30 câmeras instaladas em vários pontos e alegou que os equipamentos são uma maneira de evitar furtos e vandalismo. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e repudia qualquer prática que possa ferir a privacidade dos alunos. A secretaria informou também que as câmeras já foram desativadas.
Fonte: Portal Terra
2 comentários:
a matéria saiu no jornal nacional de quarta-feira. bem interessante essa relação dúbia entre vigiar ou não vigiar. alguns espaços pode, outros não. algumas situações sim, outras não, etc, etc.
o que fazer: vigiar ou não vigiar. o sentimento de necessidade de vigiar e ser vigiado se apoderou de nossa mente e se tornou coletivo, adquiriu vida independente do organismo onde habita, a vigilância já é um parasita que nos acompanha e se alimenta de nossos medos.
Postar um comentário