quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Simulacro...

______________________________


Sinto, de vez em quando, navegando pela Internet que ela pode estar se transformando num espelho do que é a nossa sociedade.

Sociedade do espetáculo que festeja o visual, a imagem... mas não qualquer imagem. Somente aquelas que não obstaculizem o fervor consumista. E, apropriando-se, às vezes, até mesmo daquelas imagens que contestam esse fervor: caso clássico da imagem Punk, apenas para exemplificar. Até tranformá-la no que deseja, aniquilando a idéia original de resistência.

Para estarmos de bem com esta sociedade temos de estar por dentro da moda, das novelas da Globo, da mais nova cantora americana, dos números da Megasena acumulada...

Hoje, na Rede Mundial Internética, da mesma forma que na TV, as imagens e informações podem passar tão rapidamente e em quantidades tão absurdas que não fica muita coisa na memória de quem navega. Aliás, para que memorizar se amanhã começa tudo de novo. Isto não é feito por acaso.

Amanhã tem espetáculo ? Tem, sim senhor ! É o velho pão e circo que continuam a domesticar as mentes humanas.

As imagens de lutas de gladiadores, e todo o Coliseu aos gritos, dos Autos da Fé, na Inquisição, com a população cheirando a carne queimada dos hereges, dos berros de Hitler sobre toda uma massa inerte, transferiram-se para as telas dos modernos monitores de LCD.

Tudo bem vigiado. "Nossos" gostos e desejos vão sendo monitorados por "cookies" e vão se tranformando em tendências. E assim, essas tendências vão fortalecendo cada vez mais "nossos" perfis de alienação e estupidez.

Dissimuladamente, nossa vida se torna a imagem da simulação e da audiência. Somos o produto dos desejos de outros. Somos as peças do quebra-cabeça que vão se encaixando...

Mas Morpheus continua a atormentar a mente de todos, com a mesma questão. O que escolher:

A Pílula Azul ou a Vermelha ?

8 comentários:

jack, o estripador disse...

jack, o estripador disse...
é preciso ir além do bem e do mal...

as escolhas apresentadas (pílulas vermelhas ou azuis) pelo sistema estão longe de atender as necessidades materiais e/ou existênciais de quem quer que seja...

em realidade, o que é apresentado como escolha, saída ou afirmação da vontade pessoal não passa de uma forma de engabelar e manter a todos sobre estreita vigilância e controle do sistema de exploração do suor alheio.

Anônimo disse...

É NESSA ONDA "FILANTRÓPICA" DE IR ALÉM DO BEM E DO MAL QUE SE PERDE O CAMINHO E NO FIM DAS CONTAS NEM SE SABE MAIS COM QUEM LUTAR. NESSE PARADOXO INFELIZ SÓ MESMO UM POUCO DE CANABIS PRÁ RESISTIR.

Anônimo disse...

Santiago López-Petit (in A Mobilização Global):

"A mesma mobilização global, que faz coexistir a miséria da abundância com a abundância da miséria, tritura as nossas vidas.

Vida triturada quer, aqui, dizer que a mobilização global produz mal-estar e sofrimento autênticos.

Não se trata de sermos expropriados da nossa vida (ainda que evidentemente não sejamos seus donos), mas sim do facto de a própria vida ser simplesmente aniquilada: reduzida a nada."

"Só a rejeição total da realidade no-la pode mostrar na sua verdade.

Só a rejeição total do mundo nos diz a verdade do mundo.

Mas esse gesto radical de rejeição já não é o gesto moderno que, depois da destruição anunciava e preparava um novo começo.

Não há começo absoluto porque a 'tabula rasa' não nos deixa diante de nenhuma verdade absoluta.

A rejeição total da realidade apenas nos oferece 'uma' verdade da realidade. Esta é a nossa verdade."

Anônimo disse...

barbaridade tchê.
quanta palavra perdida em um espaço tão pequeno !!! esse santiago petit deve ser mesmo um intelectualzão-zão-zão.
prefiro mesmo a escolha simples e compacta de neo, sob o olhar de morpheus.

bjx,

Cida de Amaralina

Anônimo disse...

é churrasco ou acarajé!?

eu prefiro uma aromática paeja espanhola ao hot dog hollywoodiano!!!!!

Anônimo disse...

será que um pouco de "guacamole" resolve?

LUIS VILLORO:


"A razão última da História, seu para quê mais profundo, é dar um sentido à vida do homem ao compreendê-lo em função de uma totalidade que a abarca e da qual faz parte."

Anônimo disse...

ACHO QUE AS ESPERANÇAS ESTÃO INDO PRO BELELÉU JUSTAMENTE POR CAUSA DESSAS TEORIAS HOLÍSTICAS, FLEXÍVEIS DEMAIS, PÓS-MODERNAS AO EXTREMO... EM UM SÓ QUALIFICATIVO: RELATIVISTAS DEMAIS.
AH. NADA DE DETERMINAR O QUE É O MAL, OU O QUE É O BEM UMA MERDA. FICAMOS SEM PAI NEM MÃE. A VER NAVIOS, POIS TUDO É POSSIVELMENTE BOM E TUDO É POSSIVELMENTE RUIM.
TAMBÉM ESCOLHO A PÍLULA QUE NEO ESCOLHEU. BASTA DE MATRIX.

Kão disse...

Esse anônimo é conhecido, rss.