domingo, 19 de setembro de 2010

Anarquismos, Sociedade de Controle, Punks...

_______________________________

Estou em São Paulo. Revi companheiros anarquistas tanto do Centro de Cultura Social, quanto do Grupo Ay Carmella. No espaço do Ay Carmella um bom número de pessoas se reuniu hoje para iniciar uma "Outra Campanha". Um dos objetivos dessa Campanha alternativa, segundo pequeno panfleto distribuído pela Organização Popular Aymberê, é:

- Colocar o Poder Popular como horizonte a ser perseguido, mas que se materializa na ação cotidiana, na medida em que consolidamos mecanismos de poder e de decisão a partir do próprio povo. A Outra Campanha deve servir de escola para o Poder Popular.

Consegui marcar para outubro uma entrevista com Edson Passetti, pesquisador do tema sobre Sociedade de Controle (falo mais sobre ele e suas pesquisas na próxima postagem). Também, em conversa com membros do CCS, me foram dadas algumas sugestões para estudo sobre o tema deste blog. Nildo Avelino, por exemplo, sugeriu que eu fizesse uma visita a grande favela de Heliópolis para perceber como o novo projeto urbanístico daquele bairro paulistano consegue ser um belo exemplo de controle através da arquitetura das ruas (evidência do panoptismo ???). Em outubro estarei novamente em São Paulo e tento fazer uma visita.

Foi também no CCS que participei da palestra "O movimento punk numa historia do anarquismo no Brasil", que ocorreu ontem, dia 18, a tarde. Filmei a palestra e deixo ela aqui disponível. Esta semana quando retornar a Salvador faço uma edição da participação bem ativa da "platéia" e deixo também aqui no blog, se o áudio tiver ficado legal.

Um abraço e até quarta-feira.

******

Nenhum comentário: