quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Sociedade vai resistindo diante do Panóptico

______________________________

"O Google está observando você"

Este blog vai fazer um ano de vida. Ele nasceu junto com a ideia de construir algo para, além de informar sobre questões acerca do tema Vigilância e Controle Social, construir conhecimento para um possível vídeo-documentário.

E esta ideia surgiu de um artigo proposto pelo professor da disciplina Novas Tecnologias no curso de Convergência Midiática dentro do qual estou participando.

Em uma das partes do artigo eu abordava as possibilidades de resistência a toda parafernália tecnológica de vigilância, que tanto o Estado, quanto a iniciativa privada se utilizam para bisbilhotar nossas vidas. Hoje, por exemplo, recebi a notícia de que o banco de dados da empresa que trabalho e o do TSE agora vão "conversar" e já é possível se saber se votei ou não nas próximas eleições, sem que seja necessário que eu leve o recibo de votação para confirmação do tal voto na secretaria da empresa.

Sobre a possível resistência eu escrevi no artigo:

Além de tudo, não podemos deixar que o medo, a insegurança, e os discursos policialescos em prol da eficiência da segurança, tomem conta da política pública e se permita uma vigilância generalizada em torno das ações individuais. Na revista norte- americana Popular Mechanics, já citada neste artigo, em reportagem intitulada “Sociedade da Vigilância: Novas Câmeras High-Tech Estão Observando Você”, lembra pesquisa efetuada entre os norte-americanos em julho de 2007 onde 71% dos entrevistados eram a favor do aumento de vigilância eletrônica através de câmeras.
.
Segundo a revista já eram estimadas, naquele momento da publicação, 30 milhões de câmeras em redor dos Estados Unidos. E finaliza: “Os americanos estão sendo observados. Todos nós. Em quase todos os lugares”. Um dos entrevistados na reportagem chega a dizer que “nós estamos entrando na era da vigilância a qualquer preço”, lembrando ter visto uma placa de advertência em uma pequena pizzaria: “Pare de roubar os frascos de temperos! Nós sabemos quem é você, nós temos vigilância 24 horas!”

Então é isso. Ontem e hoje, nos noticiários sobre tecnologia, pudemos ver um bom exemplo de resistência a todo esse discurso de progresso que quer passar por cima de tudo. Segue matéria do portal da Abril.com.

*****
O governo tcheco se recusou a autorizar o Google a coletar informações para nutrir a ferramenta Street View no país. As fotografias já tiradas pela empresa poderão ser utilizadas, mas a utilização de novos dados terá que ser negociada.
O Google tem sofrido ataques de diversos países preocupados com uma possível ameaça à privacidade representada pela função.

Hana Stepankova, representante do governo tcheco, disse em entrevista ao “BBC News” que haviam preocupações em relação a legalidade das ações da companhia, mas que negociações estavam em curso para que a coleta de dados pudesse se feita de acordo com as leis locais.

Segundo um porta-voz do Google, a empresa tem certeza de que opera na legalidade: “implementamos procedimentos rigorosos para proteger a privacidade, como o uso de ferramentas para embaçar rostos e placas de automóveis”.

A decisão tomada na República Tcheca é mais um caso de uma onda de acusações que a gigante da tecnologia tem sofrido. Em maio deste ano, a empresa admitiu a coleta de informações pessoais indevidas durante o processo de captação de dados.

Desde então diversos governos têm enfrentado o Google nos tribunais. Alemanha, Itália e Estado Unidos são alguns deles. Recentemente, um tribunal no Reino Unido absolveu a companhia, tachando como insignificantes os detalhes pessoais adquiridos.

2 comentários:

Lucas disse...

é foda. esses dias estava pensando em tirar meus blogs do blogspot.com . É um serviço do google não é? Estava vendo aquelas ferramentas de estatística que tem agora. Os caras sabem exatamente quem acessa os meus blogs, por quais links, de quais locais do planeta. Então agente cria blogs libertários e os caras tem a ficha de todos os libertários que os acessam? Foda pensar nisso. Só não mudei ainda pois eles estão sendo bem acessados com esses endereços, mas fiquei pensando nisso. ta legal o blog. abraços.

Anônimo disse...

Lucas disse...
salve baqueiro! Camaradas, vejam o que acham do texto o que é a anarquia em meu blog de propaganda anarquista: http://antiautoritario.blogspot.com/2010/09/anarquia.html

abraços!