Não é difícil se perceber como marketeiros e publicitários desejariam penetrar na mente de cada um dos seus possíveis alvos (isto é, consumidores) para saber o que gostariam de consumir, seus desejos, suas necessidades.
Mas talvez, o maior desejo desses profissionais, no âmago de suas consciências, seria influenciar ou persuadir aos consumidores a comprar e usar o que os produtores têm a disposição. Fazendo com que aqueles consumidores amem, adorem, idolatrem aqueles produtos ou marcas.
O objetivo da Revista Surveillance & Society publicada este mês é estudar justamente o fenômeno do crescimento da vigilância e monitoramento dos consumidores por um sistema cada vez mais eficiente quanto a coleta de dados sobre os perfis dos consumidores e sobre as tendências de consumo.
Fizemos a tradução do Editorial da Revista Online e disponibilizamos aqui neste post.
Outros textos, em inglês, podem ser encontrados no seguinte endereço:
Um abraço, e até a próxima Quarta-Feira.
Um comentário:
as vezes me sinto como a moça dentro do carrinho de mão. seria eu a consumidora ou o produto?
Postar um comentário