domingo, 27 de fevereiro de 2011

Recapitulando...

____________________________

A professora Mari Fiorelli, na disciplina da qual participei este fim de semana (Arquitetura da Informação), pediu que os seus "alunos" refletissem sobre o trabalho que estavam desejando construir, ou já estavam desenvolvendo.

Além disso pediu a aqueles que já estavam desenvolvendo algo refletissem sobre o que produziam, sobre a extensão do que estavam produzindo não fazendo-os esquecer da necessidade de não tornar difícil o término do trabalho devido a uma possível "grandeza" dos desejos.

Com a supervisão da professora construí um blog no Wordpress com a mesma finalidade deste aqui do Blogspot. Surgiu, com certeza, uma boa tentação a manutenção deste projeto sobre Vigilância e Controle Social no Wordpress.

Por enquanto, deixo a seguir um pequeno resumo de uma introdução ao projeto. E já deixo com aqueles que por aqui navegam o endereço do "novo" blog, solicitando desde já a opinião sobre migração até ele.



*****

A ideia inicial deste projeto surgiu na disciplina Novas Tecnologias, quando comecei a estudar como o mundo tem mudado desde o aparecimento da Internet. O professor Fernando Firmino solicitou que se escrevesse um artigo acerca dessas Novas Tecnologia, e eu resolvi entender como a Internet se inseriu na vida cotidiana, o quanto ela facilitou a vida de todos com relação a busca de informações, ou na comunicação entre indivíduos e grupos, como auxiliou no aparecimento de redes sociais, ou tantas outras melhorias.

Mas, ao mesmo tempo, não é possível deixar de lembrar que todo este fortuito poder de comunicação que a Internet e todas as novas tecnologias trouxeram, também há um viés negativo em paralelo. O poder que estas tecnologias dão a determinados grupos para implementar sistemas de vigilância e monitoração sobre os indivíduos. Governos, Corporações, e tantas outras organizações utilizando-se da possibilidade de convergência de informações para construção e manutenção de um sistema de controle mais eficiente que antes da existência daquelas novas tecnologias.

Daí o desejo de construir um produto que, utilizando-se das Novas Tecnologias, possa indicar como se encontra este quadro de Vigilância e Controle Social.

O produto pensado inicialmente seria um vídeo.

Dessa forma a criação desse novo produto teria os objetivos de difundir, debater, e ampliar uma discussão sobre o tema, que permita às pessoas a compreensão sobre o funcionamento, tanto de dispositivos disciplinares, quanto da Sociedade de Controle, tal como a define o filósofo Gilles Deleuze.

Esse veículo de comunicação seria um vídeo-documentário, de no máximo 20 minutos, construído a partir de uma pesquisa sobre o tema Vigilância e Controle Social, com fragmentos de entrevistas, reportagens, fotografias, produzidas tanto pelo próprio pesquisador, quanto produzidas pelas mídias já existentes, na TV ou na Internet.

Transversalmente ao vídeo está sendo desenvolvido este blog que servirá tanto como aglutinador e espaço de convergência da pesquisa, quanto local onde se espera que haja interação entre o pesquisador e aqueles que ali navegarem. Como também será espaço de exposição dos fragmentos midiáticos que produzirão o vídeo.

Nenhum comentário: