quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vigilância, Corrupção e Controle Social

____________________________

TCM investiga licitação para compra de 400 câmeras para Guarda Municipal

O Globo - 13/08/2010

RIO - O Tribunal de Contas do Município (TCM) investiga irregularidades em uma licitação de R$ 16 milhões organizada pela prefeitura para construir, fornecer a infraestrutura e implantar uma central de monitoramento com 400 câmeras, que funcionará na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, como demonstra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, na edição deste sábado do GLOBO . Os equipamentos, que serão adquiridos em parte com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), já são considerados um legado das Olimpíadas de 2016 para a cidade. As novas câmeras serão usadas para monitorar o trânsito e na segurança pública.

A investigação coincide com denúncias, de três empresas interessadas em fornecer os equipamentos, de que a licitação estaria direcionada. Segundo elas, em alguns itens haveria um único fornecedor. Em documentos encaminhados à comissão de licitação, duas delas - a Intelseg e a Seal Telecom - afirmam que a empresa Comtex, que no Rio fornece parte das câmeras de vigilância de alguns batalhões da PM, é a única que atenderia às especificações. A Seal Telecom chega a comparar trechos do edital - com as especificações técnicas exigidas pela prefeitura - com as informações dos equipamentos no site da Comtex sobre o software de gerenciamento de imagens: os textos são idênticos.


********

China vigia seu povo com 7 milhões de câmeras


The New York Times - 12/08/2010

Para uma rua cujo nome sugere romper as algemas, a Rua Liberação do Sul não parece um lugar muito livre.

Na interseção com a Shanxi Lane, um cruzamento movimentado nesta metrópole do noroeste da China, 11 câmeras de segurança observam a agitação a partir de uma haste de metal sobre a esquina.

Ainda mais câmeras olham a partir das outras três esquinas - são 39 no total, contando com câmeras fotográficas e de vídeo de alta resolução.

"Toda a cidade está sendo vigiada", disse um dono de uma loja ali perto que, como muitas pessoas daqui, se recusou a informar seu nome.

Quando questionado sobre o motivo, ele respondeu, de mau humor: "Não é da minha conta".

Mas não é nenhum segredo.

Há cerca de um ano, as populações étnicas han e uigur de Urumqi participaram da pior revolta étnica da história moderna da China, matando pelo menos 197 pessoas.

Os motins pegaram o Partido Comunista e o governo local de surpresa.

Agora, pelo menos 47 mil câmeras varrem Urumqi para garantir que não haja mais surpresas.

Até o final do ano, de acordo com a agência pública de notícias, serão 60 mil.

4 comentários:

Anônimo disse...

adama disse:

ao ler esse post lembrei-me de minha querida vozinha, e ela indagaria - com toda certeza - onde iremos parar???

uma sociedade que se mantém "unida" pela força da vigilância e punição não terá um belo futuro no seu horizonte.

o que mais incomoda é a posição submissa/ indiferente/ passiva dos indivíduos e organizações diante de tais fatos.

acrescentaria mais, que tal atitude/posição faz inveja a qualquer avestruz com sua cabeça enterrada em algum burraco, seja numa planície do primeiro ou terceiro mundo...

Anônimo disse...

está tudo dominado/ vigiado/ anotado...

Anônimo disse...

Estamos sendo monitorado em todos os cantos e investimentos para desenvolvimento de qualquer forma de vigilância são vultuosos, olha o mas novo, "Facebook entra na disputa pela localização do usuário", daqui a pouco deixarei de usar o celular, antes de ser achado em lugares não propícios a pessoas casadas. Excelentes as matérias

Aydil Franco disse...

oi, o avanço da tecnologia e do conhecimento, com certeza aos poucos vai acabar com o livre arbitrio, como nossa privacidade,infelizmente, é o futuro da humanidade.