quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Justificando um Vídeo-Documentário

______________________________











Desde filmes como Nannok, o Esquimó, em 1922, de Robert Flaherty, ou The Drifters, de John Grierson, em 1929, que o cinema documentário adquire a característica de “filme ideológico”, isto é, filme com propósitos sociais e políticos.

Quando se propõe aqui a criação de um vídeo-documentário sobre Vigilância e Controle Social é justamente na perspectiva de dar continuidade a aquelas propostas. Propostas potencializadas pelo surgimento de novas tecnologias, criando novas possibilidades de convergência entre o vídeo e a internet, por exemplo.

Constrói-se assim uma ferramenta interativa e cooperativa, que auxilie no desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais democrática, com o conhecimento sendo compartilhado de forma mais igualitária.

Neste sentido recorre-se a Umberto Eco (Como se faz uma Tese, Edt. Perspectiva, 1995) para justificar a escolha por um suporte e um conteúdo que tenham a ver com os desejos e necessidades pessoais do pesquisador. Ou seja, qualquer que seja o tema de uma pesquisa, ela deverá responder aos interesses e atitudes religiosas, políticas e culturais do pesquisador.

Mas além do interesse pessoal há outras motivações.

Não necessariamente em ordem crescente de importância: relevância, originalidade e viabilidade.

A ideia de relevância surge na própria conotação jornalística da pesquisa e do futuro produto. Não é difícil se compreender a importância de estarmos analisando um tema que quase diariamente está em contato com nossas vidas, mesmo que não percebamos (como se conclui a partir das respostas a questionário citado em postagem anterior). E estudando o tema estaremos nos permitindo compreender suas vantagens e desvantagens, possibilitando nos defender de eventuais (talvez não tão eventuais assim) desvios de intenções.

Foi efetuada uma pesquisa de similares e não se encontrou qualquer produto que tivesse tanto o conteúdo quanto o suporte semelhante ao que se deseja construir. Isso confirma a originalidade do produto, outro motivo para sua criação.

Já existem revistas online (em inglês) debatendo a questão da vigilância e suas conseqüências. Existem vídeos discutindo outros temas e dentro deles a vigilância, transversalmente. Mas nenhum vídeo-documentário com o tema escolhido. Quanto a construção de um blog traçando o desenvolvimento de um vídeo foi encontrado apenas um similar.

Também deverá ser um trabalho viável. Tanto com relação ao tempo disponível para a pesquisa, quanto pela acessibilidade de fontes, e implantação dos suportes (vídeo e blog).

Viabilidade também econômica. O blog está agora hospedado em local gratuito. O vídeo-documentário terá como custos uma ou outra viagem que será efetuada para gravação de entrevistas com especialistas que trabalhem com o tema escolhido. Outros custos materiais serão irrisórios. Sua publicação se dará em site também gratuito, como YouTube, ou Vimeo.

Domingo que vem estarei de volta.

3 comentários:

jack, o estripador disse...

nos anos de chumbo, em que este país esteve ligado visceralmente ao verde-oliva, todos os "sonhos" eram vigiados & controlados ao som de

"Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil!"

já no final dos anos setenta e início dos anos oitenta o "sonho" cantava à esperança de que o sol brilharia para todos, e alcançou o seu ponto culminante com versos de beleza questionável:

"Se você tem no coração
A força do amor
Dias melhores virão
Com tudo a favor"

hoje o denatran ameaça que até 2014 todos os carros produzidos no brasil virão com um chip de rastreamento... e você poderá ser encontrado em qualquer canto deste país!

saímos de um "pesadelo" verde-oliva e caímos nos frios braços dos tecno-burocratas que mantém a "todos" sob a mais sutil vigilância & controle.

Anônimo disse...

SUGIRO QUE ABORDEM TAMBÉM A QUESTÃO DA RESISTÊNCIA A INTROMISSÃO DO ESTADO EM NOSSAS VIDAS, SEJA ATRAVÉS DE MONITORAMENTO COM CAMERAS OU VIA COMPUTADOR.

ABS,

SERGIO

Francisco-Bahia disse...

Acabei de identificar o blog por sugestão de um amigo, intrigante essa coisa da observação-controle-autocontrole.
A idéia do documentário é ótima. Até