quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Questões sobre a Vigilância

______________________________

Para me acercar da demanda por conhecimento sobre o tema Vigilância e Controle Social construi um questionário online a partir do link da empresa Paxonta (www.paxonta.com).

O método de amostragem escolhido foi por acessibilidade ou por conveniência, onde se seleciona os elementos a que se tem acesso admitindo que estes possam, de alguma forma, representar o universo total pesquisado.

Até o dia 19 de Outubro, 67 pessoas já haviam respondido ao questionário.

A figura abaixo mostra a escolaridade daqueles que responderam ao mesmo.


As quatro primeiras questões são para conhecimento do indivíduo. Idade, escolaridade, profissão. A partir da quinta questão as perguntas tomam um rumo específico com referência ao tema pesquisado.


Esta não foi uma pesquisa de cunho quantitativo, mas não deixa de ser uma notícia interessante perceber que a maioria dos que responderam ao questionário se sentem vigiados, de alguma forma.

E esta forma de vigilância foi questionada também:


Os "campeões" da vigilância seriam os locais de trabalho e de compras (sejam compras físicas ou online).

Neste aspecto deixei uma questão subjetiva para resposta: Algum ou vários tipos de dispositivos de vigilância em especial ?

E algumas das respostas a aquela questão subjetiva foram também bastante interessantes. Deixo duas delas aqui na íntegra.

a - Os itens que destaco no trabalho são: 1- Registrador de velocidade com identificação do condutor nos veículos utilizados; 2- Computador utilizado na empresa (Bloqueios automáticos à determinadas páginas da internet, rastreamento das páginas que visitamos com tempo de acesso e possibilidade da empresa acessar os conteúdos armazenados na máquina). Fora do trabalho: 1- Câmeras de segurança (instaladas no prédio onde moro e em locais públicos), 2- Computador (com utilização da internet).

b - Não me sinto vigiada mas acredito que, quando instituições governamentais ou não governamentais tem algum tipo de interesse em vigiar alguém isso pode ser feito de várias maneiras, por exêmplo, o GPS do celular informa exatamente onde se encontra a pessoa vigiada, o PC armazena informações que vão de localização(eu acho) até informações variadas de envio e recepção de informãções, sites consultados e quais serviços foram utilizados, isso pode ser facilmente vigiado e ou rastreado por especialistas em Tecnologia da Informação pois, a tendência comum é de se apagar/deletar/excluir tudo aquilo que julgamos desnecessário ou que não queremos expor, mas não lembramos que tudo que \"jogamos fora\" fica \"escondido\" em algum lugar do PC que é inatingível para um leigo mas de fácil acesso para quem sabe procurar e está a serviço de quem quer saber, esses dois simples ícones da evolução podem fazer muito mais do que sonha a nossa vâ filosofia.

E, para me amparar das características deste tema das quais as pessoas mais sentem necessidade de entender, fiz a seguinte questão:


O interesse por um Site na Internet sobre o tema Vigilância e Controle Social é questionado ao final, tendo até o momento um bom resultado com 60% das pessoas que responderam acenando como futuros "navegadores" daquele Site (espero que eles de fato estejam por aqui acompanhando este blog).

Este questionário agregou diversas informações úteis ao andamento da pesquisa que estou desenvolvendo. E espero que tenha sido interessante também para aqueles que estão navegando por este blog.

Acho que por hoje é só. Comentem, por favor.

E até Domingo.

Um comentário:

jack, o estripador disse...

a mão invisível que "rege" a todos, pois tudo "sabe" e tudo "vê" é um mito que nos acompanha desde os primórdios da história...

temos consciência destes mecanismos de vigilância & controle, e até o desejamos como companheiros de jornada, pois sugere a proteção do grande irmão/pai.

as "novas" tecnologias são o supra-sumo da concretização desse "desejo" de pertencimento sócio-cultural a uma grande e fraternal família/rede.